Etiqueta à Mesa Japonesa

A gente fala em etiqueta à mesa e normalmente pensa em como usar corretamente garfo, faca, copos de vinho e etc… Mas não é só a refeição ocidental que possui etiqueta. A oriental também! E como muita gente gosta de comida japonesa – eu, pelo menos, adoro – aqui vão algumas regrinhas de como se portar corretamente em um restaurante ou até mesmo em casa em um evento típico! 

2013.06.13-Etiqueta-Japonesa

Como usar a toalhinha única entregue antes da refeição?

Aquela toalhinha se chama oshibori. O correto é que ela seja entregue quente no inverno e fria no verão, enrolada dentro do oshiboridai, que é um pratinho de apoio, às vezes na forma de barco. A toalhinha deve ser aberta para passar apenas nas mãos e depois colocada, sem dobrar, sobre o apoio. Nada de limpar a boca ou o rosto com a toalhinha, hein!? É só a mão mesmo, ok? rs…

Como beber o sakê?

O copo de sakê chama-se otchoko. É pequeno, sem pé, e o de uso diário é de cerâmica. Tem também o quadrado de madeira cavilhada, que é tradicionalmente reservado para festas. Estes se chamam massu e hoje em dia é o que mais vemos nos restaurantes japoneses.

O sakê é sempre servido em temperatura ambiente e sem aquela pitadinha de sal que algumas pessoas costumam colocar na borda do massu.

Como usar o hashi e comer corretamente?

Os hashis são aqueles pauzinhos que a gente usa para comer os deliciosos sushis, sashimise outras delícias da culinária japonesa. Para utilizá-los corretamente:

1. Nunca raspe um hashi no outro depois de separá-los. Muita gente faz isso para tirar eventuais farpinhas do pauzinho, mas num restaurante típico você está indiretamente dizendo que os hashis não são de qualidade…

2. Para segurá-lo, fixe um deles entre os dedos, depois segure o outro e movimente só o de cima como uma pinça, como no desenho abaixo. Se achar muito difícil, saiba que comer com as mãos também é correto!

2013.06.13-Etiqueta-Japonesa

3. O correto também é pegar o hashi sempre do meio para cima e não na parte inferior. Para pegar o alimento, a posição correta dos pauzinhos é inclinada e não na vertical.

4. Não passeie com o hashi sobre os pratos enquanto decide o que vai escolher.

5. Não revire os alimentos que estão na vasilha para escolher do qual gosta.

6. Gesticular ou apontar para as pessoas com o hashi na mão também não é legal!

7. Não espete os alimentos com o hashi, use-o sempre como pinça.

8. Gente, nada de passar a língua no hashi ou de raspar um no outro para retirar alimentos grudados nele.

9. Coma os alimentos em um só bocado. Se forem muito grandes, você pode dividí-los com o hashi e não dando dentadas.

10. Nunca mergulhe o lado do arroz no molho shoyu, mas sim a parte do peixe.

11. Não coloque pedaços de gengibre sobre o sushi (Adoro aquele gengibre!). Ele deve ser comido entre uma peça e outra para limpar o paladar.

12. Não misture wasabi no molho shoyu. Ele deve ser colocado direto no sushi.

13. Não segure o hashi com os dentes quando quiser usar as duas mãos: repouse-os dentro da bandeja, apoiando os cabos sobre a borda.

14. Observe se os alimentos que vão ser levados à boca não estão pingando molho. Ninguém merece roupa manchada! 😉

Fonte: Home4two/ Por Fabiana Bellentani

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *