Focaccia com Alecrim

Foccattia

Focaccia é uma massa bem fácil de fazer e pode ser doce ou salgada, servida em pequenas ou grandes quantidades, você é quem manda. Geralmente é feita com um formato de disco chato em cima da assadeira. A receita é bem antiga, feita desde os primórdios das civilizações “Focaccia” na verdade é a contração do latim “Focacius”, traduzido seria “cozido sob as cinzas”. Essa entrada é a ancestral de nossas divinas pizzas e tortas salgadas, como o pão ela era consumida também podendo ser recheada, e como outras receitas originais antigas a Focaccia recebeu inúmeras releituras, sendo assim incorporados vários outros ingredientes, agregando valor nela, e novas receitas surgindo. De geração em geração essa fácil receita foi passada e agora a Olegário repassa pra você a nossa releitura dela, aproveite e se delicie.

 

 

INGREDIENTES

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 5 colheres (sopa) de água morna (45ºC)
  • 250 g de farinha de trigo
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 ramos de alecrim fresco
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Misture o açúcar com o fermento e a água morna e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Numa tigela grande misture o fermento com a farinha e o sal. Se necessário, vá adicionando mais água, 1 colher (sopa) por vez, até formar uma massa que dê para trabalhar. Coloque-a numa bancada enfarinhada e sove até ficar elástica, cerca de 4-6 minutos.
  3. Coloque a massa numa tigela untada com azeite e deslize-a em torno da tigela até ficar bem revestida. Cubra com um pano úmido e deixe descansar em um lugar aquecido até dobrar de tamanho, cerca de 30 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno em temperatura bem alta (240ºC). Unte uma assadeira e reserve.
  5. Soque a massa para o ar sair e sove mais um pouco. Modele o pão, coloque na assadeira e pincele com o azeite restante. Faça pequenos buracos na massa com os dedos, salpique o alecrim e sal a gosto.
  6. Leve ao forno e asse por 10-20 minutos. O tempo vai depender da textura desejada: se quiser o pão mais molhadinho e fofo, asse por somente 10 minutos; se quiser mais crocante e moreninho, asse por cerca de 20 minutos.

 

Esta receita serve: 4 pessoas

 

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *