Gastronomia é arte e inspiração

Certamente, você já ouviu a expressão ” nós comemos com os olhos” e é a mais pura verdade. Antes de decidir se vamos comer ou não um determinado prato, nós o julgamos por sua aparência.

Apesar do sabor ser parte essencial na gastronomia, o visual é o primeiro contato que o cliente tem com a comida. Portanto, nesse momento, é fundamental que o prato desperte a curiosidade e o desejo do consumidor.

É válido pensar na gastronomia como uma arte na qual o prato é uma tela em branco a ser “desenhada” pelo Chef de Cozinha.

A escolha da louça é fundamental no momento da montagem do prato, tendo em vista que a mesma não deve roubar a atenção e sim ressaltar os alimentos. Além disso, pensar na combinação de cores dos insumos é essencial para transmitir equilíbrio e despertar o paladar.

Outro fator importante é pensar, previamente, na montagem antes de começar a confeccionar o prato, levando em conta, é claro, a combinação de sabores e texturas. Afinal, o sabor é sempre o principal diferencial que um bom Chef pode oferecer para o seu cliente.

E aí, gostou dessa matéria? Conta pra gente o que você gostaria de ver aqui no nosso blog. Até a próxima!

 

Por Mariana Oliveira

Publicado por

Rede Gourmet

Bem vindo ao mundo gourmet! Aqui vamos falar de tudo um pouco, que acontece no universo gastronômico. Se você gosta de colocar seus dotes culinários em prática, não deixe de acompanhar nosso Canal de Receitas. Se sua praia é conhecer um pouco da cultura de outros países, hábitos, curiosidades e, principalmente, a sua gastronomia. Convidamos para embarcar no nosso Canal Viagem Gourmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *